domingo, 5 de setembro de 2010

“você tá ficando forte, Arnold Schwarzenegger”, o resultado vocês viram depois...


             E aí, galera! Como está o clima por aí hoje? Curta o sol, curta o frio, curta o chefe, curta os professores, fundamental manter o alto astral. Pra isso, nada melhor que uns elogios. È incrível como um elogio pode mudar a sua vida, por exemplo, eu tenho a plena certeza que um dia alguém chegou e disse “você tá ficando forte, Arnold Schwarzenegger”, o resultado vocês viram depois, até se tornou Governador da Califórnia. Porém, pessoalmente, tem elogios que podem ser evitados, melhor, devem, exemplo prático “parabéns pelo prêmio de Mister Feiúra, é a sua cara” ou “Você é o cara, tua namorada é muito boa”. Prezados, tenham dó, elogiar não é tão simples como parece ser. Vamos ter bom senso. Elogiar é tão difícil quanto criticar.
            Seguindo este raciocínio, é extremamente necessário ressaltar que criticar não tem nada relacionado a falar mal. Criticar é a arte de julgar manifestações intelectualmente ou apreciar. A parte mais difícil é utilizar as críticas para evoluir, as famosas críticas construtivas, um exemplo das duas faces da moeda deste processo é o confuso Aguinaldo Timóteo, era motorista da cantora Ângela Maria, recebeu críticas e se transformou num grandessíssimo cantor, recebeu críticas novamente e virou político, ou seja, ele não continuou evoluindo. Como alguém consegue ir de 50 a 100 e logo após de 100 a zero?
            Vai ver o Aguinaldo pensou em combater uma crítica com outra pior. Não é a melhor saída, tão ruim quanto fundamentar uma crítica no lado pessoal, é um dos maiores erros, um tiro no escuro, cego, é como se um lutador de sumô perdesse uma luta e chamasse seu rival de gordo. Sendo assim, lá vai os 10 mandamentos dos elogios & críticas:

1.      È dando que se recebe;
2.      Não elogiarás a mulher do próximo;
3.      Não criticarás teu inimigo (vai dar muito na cara);
4.      Não elogiarás demais teu amigo (ele vai começar a se achar);
5.      Sempre elogiarás tua esposa (mas é sempre mesmo);
6.      Sempre serás sincero nos elogios (exceto se for tua esposa);
7.      Nunca serás falso nas críticas;
8.      Não perderás a paciência quando receber a mesma crítica mais de 10 vezes;
9.      Criarás vergonha na cara e melhorarás o ponto crítico pra receber elogios;
10.  Usarás pesos nos pés para manter-se no chão depois de vários elogios.

Ah! Meu amigos! É tão bom ser elogiado. Pra isso, fundamental encarar as críticas de frente, seja autocrítico, construa um ser melhor e a partir daí solidifique a corrente humana construtiva. Absorva tudo que for ruim e recicle, renove, seja auto-sustentável, não desperdice, tudo se aproveita. Seja um biodigestor, gere energia com o lixo, hoje em dia não há nada descartável.


Leonardo Hori

4 comentários:

  1. vejo q realmente tomou gosto pela coisa....
    eh dificil parar de escrever depois da primeira palavra... eu sei bem... bjuusss pra você!

    ResponderExcluir
  2. Já te disse que sou sua fã?
    se não disse,vou espalhar por aí até que vc saiba por alguém!!
    beijão!

    ResponderExcluir
  3. "me" orgulha ler teus escritos, quando crescer quero ser assim. Em face do momento e considerando nossa trajetória desde 2002 não poderia deixar de lembrar a célebre frase de Casmurro: O menino é pai do homem.

    Ósculos e amplexos, rsrsrsr

    ResponderExcluir

Deixe o seu comentário

Me siga no Blog
basta você ter Orkut (Google), Twitter ou Yahoo
além de outras contas

Clique em seguir e confirme seu email.

Muito obrigado